Tratamento de Canal: Conheça as etapas do tratamento
O dentista deu a sentença: você precisa fazer um tratamento de canal. Calma, calma; não precisa de pânico! A maioria das pessoas têm medo do procedimento, devido à fama de ser muito doloroso.
No entanto, a endodontia evoluiu bastante e o tratamento de canal já está muito mais simples. Sabe como funciona?
Ele tem a função de restaurar e preservar seu dente, evitando que se desenvolvam problemas mais graves.
O tratamento de canal é indicado quando a polpa, que é a porção viva do dente, é danificada de alguma forma. Essa situação pode ocorrer por diversos motivos, como cárie, trauma, hipersensibilidade e restaurações profundas.
Conheça cada etapa do tratamento de canal:
- Anestesia: o tratamento de canal normalmente envolve anestesia para que seja possível acessar a polpa, que vai até a raiz do dente, sem causar dor.
- Odontometria: após o acesso, é definido o tamanho real da raiz que está sendo tratada.
- Instrumentação e limpeza: Nessa etapa são removidas as bactérias que ficam aderidas à parede do canal.
- Obturação: Por fim, a obturação do canal é feita com um cone de guta percha, responsável por selar o conduto, evitando nova contaminação.
Antes de iniciar todo o processo de tratamento de canal, o profissional vai avaliar a saúde bucal do paciente. Em alguns casos, é necessária a utilização de uma medicação pré-operatória, com antibióticos, por exemplo.
Essa medida é recomendada em casos de infecções mais severas ou a pacientes que possuam algum histórico de saúde que exija um cuidado maior.
Um dente restaurado pode durar a vida toda se você continuar a cuidar dos dentes e gengiva. Entretanto, check-ups regulares são necessários. Uma vez que a raiz dentária de um dente tratado é nutrida pelos tecidos ao seu redor, seu dente permanecerá saudável.