Hipersensibilidade, ou sensibilidade dentária, é um problema dentário comum. A maioria das pessoas que apresenta essa condição, tem entre 20 e 50 anos de idade. Ter dentes sensíveis causa várias sensações desagradáveis, não é mesmo? Confira dicas de saúde bucal e o tratamento certo para contornar o incômodo.
Origem da sensibilidade dentária
Sensibilidade nos dentes é, na verdade verdade, uma falha no sistema de proteção dentária. Devido à erosão do esmalte ou até mesmo a retração da gengiva, ocorre a exposição da parte interna da dentina, que a partir de qualquer estímulo como pressão ou temperatura (alimentos frios ou quentes), acabam por causar dor e desconforto. Outros fatores como bruxismo, cáries e instabilidade emocional, como bulimia, podem causar sensibilidade também.
Alimentação com pH muito baixo é prejudicial?
Bebidas diet, isotônicos, café e cerveja não são recomendados para quem tem sensibilidade dental. Isso porque as bebidas podem contribuir para um maior desgaste dentário. O consumo de bacon, linguiça, salame, alimentos à base de farinha branca ou açúcar, também são perigosos. Caso haja consumo, o indicado é esperar em torno de 20 minutos até escovar os dentes, assim o pH bucal ficará menos ácido.
Dicas para amenizar a Sensibilidade nos dentes
Acima de tudo, a prevenção é sempre o melhor caminho. Não se esqueça que há possibilidade de a sensibilidade evoluir e se transformar em uma inflamação grave. Então, nestes casos, a única forma de resolver é com tratamento de canal, sendo necessário, inclusive, retirar o nervo.
- Usar uma escova de dentes extra macia;
- Escovar os dentes evitando fazer força em excesso;
- Usar creme dental específico para sensibilidade dentária;
- Utilizar o fio dental;
- Evitar alimentos ácidos;
- Aguardar para pelo menos 20 minutos após as refeições, antes de escovar os dentes;
- Faça seu acompanhamento com um dentista de confiança.
- Agende sua avaliação agora mesmo com um de nossos especialistas!