Entenda a importância de iniciar os cuidados com a Saúde Bucal Infantil
Você sabia que estabelecer hábitos saudáveis de saúde bucal infantil pode prevenir diversas doenças? Isso porque, uma vez que a criança entenda a importância dos cuidados com os dentes, ela realizará as rotinas de higienização com mais facilidade, evitando assim cáries, inflamações e demais problemas bucais.
Por isso, acostume seu pequeno a ir ao dentista desde cedo! Odontopediatras alertam que ainda hoje, há elevados índices de cárie em crianças por conta de uma saúde bucal infantil mal realizada. Muito se deve à falta de informação e cuidados básicos, como veremos no texto a seguir:
Prevenir é a regra de ouro
Os principais procedimentos para prevenção, objetivam a remoção do biofilme dental, da placa bacteriana, diminuindo assim a ocorrência da cárie. A realização destes procedimentos desde a fase inicial da vida é fundamental para criar uma rotina de higienização.
Para crianças com os dentinhos por nascer, é recomendável a utilização de uma gaze esterilizada umedecida com água fervida. Para realizar a higiene, envolva o dedo indicador na gaze e limpe as gengivas do bebê.
Técnica de Escovação
Escovar os dentes é fundamental, porém o mau uso da escova e dos aparatos de higiene bucal podem acarretar em problemas nas gengivas e composição bucal. Pensando nisso, criamos esse passo a passo da boa escovação. Ele vale para você e para seus filhos!
– Primeiramente, posicione a escova de dentes em um ângulo de 45 graus com relação aos dentes.
– Escove delicadamente os dentes, em pequenos grupos de cada vez (em movimento circular ou elíptico) até terminar todos os dentes da boca.
– Limpe a parte da frente e detrás dos dentes, a superfície de mastigação e entre os dentes.
– Escove a língua suavemente, do fundo para frente, para remover as bactérias e refrescar o hálito.
– Repita os passos de 1 a 4 pelo menos três vezes ao dia. Tente escovar por dois minutos. Há escovas de dente elétricas com timer que podem ajudar.
Uma outra dica importante é: quando for ao dentista, leve a escova de dentes do seu filho com você. Assim, o profissional pode observar a escovação, garantindo a correção de eventuais falhas no processo. Para agendar uma avaliação com a odontopediatra, clique aqui.
Como escolher a escova ideal para saúde bucal infantil?
Primeiramente, vale ressaltar que as escovas são diferentes para cada faixa etária em relação à disposição/inclinação das cerdas e tamanho da cabeça. Seja como for, para crianças, o recomendável são cerdas macias.
Assim, para incentivar o momento, produtos específicos para crianças podem ajudar. Hoje no mercado, há escovas temáticas com personagens. Já as pastas geralmente têm sabor bem agradável, sem o gosto mentolado, muito presente nas pastas para adultos