Treinamento

Técnicas de Fechamento

Aula 1

O fechamento de uma venda é um momento decisivo, no qual o paciente pode avançar ou declinar. Muitas vezes não é a questão de preço, o atendimento pode fazer com que paciente desista de avançar. E por ser uma etapa capaz de definir o resultado financeiro da unidade, precisa se ter uma estratégia bem estruturada. Até pelo fato de que a venda começa antes mesmo do paciente pôr os pés dentro da unidade. E o sucesso desta etapa depende da construção de um bom relacionamento em estágios anteriores.

Tudo começa com um time engajado e motivado. Lembre-se que se o paciente está na clínica, dê o seu melhor, se há uma chamada no telefone, preste o seu melhor atendimento, se há uma mensagem no WhatsApp responda o mais rápido e assertivamente. Quais são as principais técnicas de fechamento de vendas?

1. Fechamento perguntas;
2. Fechamento “presumido”;
3. Fechamento “agora ou nunca”;
4. Fechamento “resumido”;

Vamos exercitar:

1) Quando um paciente chega na clínica o que eu faço?

2) Se o atendimento é pelo telefone eu respondo de forma clara ou apenas passo os valores?

3) Quanto tempo demoro para responder as mensagens do WhatsApp?

Aula 2

O fechamento por meio de perguntas é uma ótima tática para se usar com os indecisos que continuam apresentando objeções, mas não as esclarecem. Preste atenção no que o cliente está falando e mediante a isso faça perguntas assertivas. Assim você poderá compreender quais são os impedimentos na perspectiva do possível do paciente. Apresente argumentos que desconstroem as objeções dele.

Exemplo:

“Você considera que o implante dentário resolve seus problemas? ” E com o desenrolar da conversa você pode perguntar: “Você não gostaria de estar com um novo sorriso antes do dia dos pais? ”

Aula 3

O fechamento “presumido” é uma técnica baseada no uso de uma linguagem e um comportamento positivo, como se o procedimento daquele paciente já estivesse fechado.

É um bom método para quando você está confiante, quando você sabe que o atendimento do dentista cativou e já sabe que aquele paciente está inclinado a fechar. Contudo, é importante fazer perguntas para checar o interesse e confirmar se ele está “na mesma página”.

Exemplos:

“Quando podemos iniciar o seu tratamento? ” “Posso deixar marca a primeira sessão do seu clareamento para a próxima segunda às 14h? ” Assim você conseguirá identificar se há interesse, já que este é um ponto que merece muito destaque.

Caso ele não exista, esta técnica pode deixar a conversa desconfortável, transmitindo a impressão de que o serviço está sendo “empurrado”. Portanto, tome muito cuidado em relação a isso, utilize esta tática apenas quando tiver um bom conhecimento dos desejos, das necessidades e das objeções daquele paciente.

Aula 4

O fechamento “agora ou nunca” é uma técnica fundamentada no princípio da escassez, (para saber mais faça o treinamento de técnicas de negociação disponível em seu portal) um preceito de persuasão capaz de estimular o sentimento de urgência.

Na prática, consiste em oferecer um benefício limitado caso o fechamento ocorra logo em seguida.

Algo que desperte essa sensação de benefício perdido, caso, ele decline do fechamento.

Exemplos:

  1. Desconto

  2. Limpeza gratuita

  3. Brinde

Esta tática é especialmente relevante para pacientes que não têm mais objeções, mas ainda apresentam uma certa resistência em fechar aquele procedimento. Dessa forma, estimula-se que a ação seja tomada.

Aula 5

Esta técnica de fechamento de vendas consiste em ressaltar todos os benefícios da nossa Rede e daquele procedimento de maneira resumida, reiterando o valor que pode ser entregue ao possível paciente. Assim como a tática anterior, serve principalmente para situações onde a pessoa está próxima de fechar aquele procedimento, mas ainda precisa de um estímulo. Apresentar novamente todas as vantagens do serviço e da nossa Rede pode causar um impacto considerável. Isso ressalta o que ele pode ter, ou perder.

Exemplo:

Se o paciente está em busca da reabilitação mastigatória, fale da segurança do implante, e como aquele procedimento irá impactar positivamente na rotina. Fale da nossa expertise de mercado, com 20 anos de atuação e mais de 1.6 milhão de atendimentos realizados.

Aula 6

Você conheceu as principais técnicas, mas elas são apenas uma parte do processo. Sendo assim, veja o passo a passo de como fazer um fechamento de vendas:

  • Construa um relacionamento;

  • Apresente solução para as dores daquele paciente;

  • Supere as objeções;

  • Feche a venda.

Como aplicar? Para aplicar é fundamental exercer uma escuta ativa. O que isso significa? Ouvir mais do que falar e fazer perguntas que ajudem a entender quais são os desejos, as dores, as expectativas e as objeções daquele paciente. Após essa primeira parte, agora é o seu momento, é o momento para você iniciar a utilização de seus conhecimentos em comunicação e persuasão.

A apresentação deve ser feita de maneira interativa para que a pessoa se mantenha interessada e entenda com maior facilidade os benefícios. Mostre os vídeos de procedimentos disponíveis no Portal, Casos de Antes e Depois, encante o seu paciente.

Aula 7

Se você quer ser um campeão de vendas se atente aos itens que são fatores essenciais de sucesso dentro da unidade.

  • Recepção organizada.

  • Conhecer bem os processos, sistema, procedimentos, meios de pagamento, convênios que a clínica trabalha e todas as informações relevantes ao paciente;

  • Ter flexibilidade de horário e valores;

  • Ter organização para apresentar o plano de tratamento; • Limpeza da clínica, ter um ambiente agradável;

  • Mostrar vontade, dedicação e empenho.

Qualquer oscilação nos fatores apontados acima irá impactar diretamente na sua taxa de conversão, na venda e receitas geradas pela clínica.

Não basta apenas passar o preço que será cobrado pelo serviço, e sim credibilidade para que o paciente reconheça os benefícios de realizar um tratamento odontológico com você.

Lembre-se não venda aparelho, clareamento, implante, você deve vender uma solução, venda uma experiência, venda uma transformação na vida daquele paciente.

É importante lembrar que uma venda só está completa quando o paciente volta, e se ele volta é porque ele realmente confia em nossa marca, na sua clínica, em você.

Aula 8

O fechamento “agora ou nunca” é uma técnica fundamentada no princípio da escassez, (para saber mais faça o treinamento de técnicas de negociação disponível em seu portal) um preceito de persuasão capaz de estimular o sentimento de urgência.

Na prática, consiste em oferecer um benefício limitado caso o fechamento ocorra logo em seguida.

Algo que desperte essa sensação de benefício perdido, caso, ele decline do fechamento.

Exemplos:

  1. Desconto

  2. Limpeza gratuita

  3. Brinde

Esta tática é especialmente relevante para pacientes que não têm mais objeções, mas ainda apresentam uma certa resistência em fechar aquele procedimento. Dessa forma, estimula-se que a ação seja tomada.

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