O procedimento para receber a toxina botulínica é simples, seguro e efetivo. Quando o paciente se submete à aplicação de botox pelo dentista, ele vai passar por uma análise criteriosa do rosto. Inicialmente, o profissional vai determinar com lápis dermatográfico os pontos que receberão a toxina. Em seguida, o dentista vai injetar a toxina botulínica diluída em soro fisiológico sob a pele que cobrem os músculos. Ele irá utilizar agulhas muito finas, semelhantes às usadas para aplicação de insulina em diabéticos.
A substância vai bloquear a liberação da acetilcolina – uma substância neurotransmissora responsável por promover a contração muscular. Com o músculo paralisado, ocorre o relaxamento e, consequentemente, a atenuação das rugas e diminuição das dores.
Resultados do Botox
O efeito da aplicação de Botox é visível após dois dias depois e tem o pico máximo em duas semanas, quando estabiliza. Por isso, é recomendado que o paciente retorne ao consultório do dentista 15 dias após a realização do procedimento, para verificar a necessidade de eventuais retoques estéticos.
O resultado do tratamento varia de pessoa para pessoa e, até mesmo, em um único paciente a aplicação pode ter efeitos diferentes, dependendo do músculo. Em áreas com muita atividade, a durabilidade do efeito é pequena, variando entre um e três meses. Quando o efeito terminar, é possível fazer a reaplicação da toxina. A continuidade do tratamento ao longo dos anos faz com que a duração do efeito seja maior.
Ele ainda é indicado em casos de bruxismo, ATM, sorriso gengival, hiper-hidrose (excesso de suor) e até para redução das dores de cabeça em pessoas com crises de enxaqueca.
Indicações da toxina botulínica
O Botox para uso estético é indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas, estão: Rugas da testa. Vinco na glabela (espaço entre as sobrancelhas).
Quanto tempo dura o efeito do Botox?
O efeito do Botox é muito satisfatório, mas ele tem uma duração determinada. Nas mulheres, ele dura de 4 a 6 meses, e nos homens dura até 4 meses em média. Isso porque, eles têm uma musculatura mais forte. Por isso, é preciso fazer reaplicações periódicas para manter o efeito da toxina botulínica
Cuidados após a aplicação
Apesar de a aplicação do Botox não ser invasiva, são necessários cuidados adequados. Afinal, trata-se de um procedimento estético que impacta diretamente na aparência do paciente.
Assim, depois do procedimento, o paciente deve repousar por, pelo menos, cinco horas, para que ocorra a distribuição adequada do produto sob a pele. Nas primeiras 24 horas, não é permitida a utilização de cosméticos e a realização de massagens e limpezas nas áreas em que foi efetuado o procedimento.
Exercícios físicos são recomendados somente dois dias depois da aplicação. Isso porque movimentos bruscos podem provocar a migração da toxina para músculos onde o relaxamento não é desejado. O mesmo pode acontecer se o paciente realizar viagens aéreas imediatamente após o procedimento, devido à alteração da pressão ambiente.